domingo, 31 de março de 2013

ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS E MARKETING



            Antes de dissertar sobre o assunto é necessário fazer uma observação: marketing e vendas não são sinônimos!
            “Marketing é o conjunto de atividades, instituições e processos envolvidos com o objetivo de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os stakeholders e sociedade em geral” (Conceito atual).
Trata-se de uma visão holística acerca da relação de troca existente entre a Indústria/empresas (produto) e Mercado/consumidores (dinheiro, informação). Através do Mix de Marketing ou 4 P’s (Produto, Preço, Promoção, Praça)  essa relação de troca ganha mais significado no encontro com os 4 C’s ( Clientes, Custo, Conveniência, Comunicação). Os 4 P’s e 4 C’s “São as variáveis controláveis que a empresa reúne para satisfazer o consumidor-alvo”. (McCarthy, 1997).
            Por sua vez, Administração de Vendas corresponde ao “Planejamento, a direção e o controle de venda pessoal, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, providências de recursos, delegação, rotas, supervisão, pagamento e motivação” (Las Casas, 2009). É algo mais específico que atua no concreto da relação de troca em tudo aquilo que concerne às vendas.
O principal papel da Administração de Vendas é sem dúvida buscar atender as necessidades do consumidor (comprador) através de um bom atendimento do vendedor. E nesse sentido, o administrador é responsável por todo o pessoal envolvido em vendas, pois “gerencia a comunicação que o vendedor identifica (ou não) para satisfazer as necessidades do comprador” (cf. WEITZ,2004).
No contexto mercadológico a Administração de Vendas atua principalmente no Mix de Promoção, pois consiste em mostrar ao consumidor a existência do produto, através da propaganda, promoção de vendas, vendas pessoais, entre outros.
Em suma, numa visão sistêmica do Marketing, a Administração de Vendas é quase como o seu objetivo alcançado, pois o produto chega bem ao consumidor, o que possibilita o feedback das informações, dinheiro e uma fidelidade nas vendas.

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