terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

GANÂNCIA E AMBIÇÃO



Sim, há diferença entre ganância e ambição, pois enquanto a ambição propõe o “querer mais”, a ganância impõe o “querer só pra si”.
Querer ser mais que o outro é uma forma capciosa de viver. A vontade fica aprisionada a uma mania fútil de querer sempre estar á frente do outro, e o outro se torna uma contínua ameaça e uma perene pedra no caminho.
O comportamento do ganancioso oscila entre a inveja e o orgulho. Inveja quando percebe o sucesso do outro, vê-se então fracassado mesmo podendo estar bem; e torna-se orgulhoso somado a uma arrogância interpessoal quando está “bem”, ou seja, num lugar elevado e soberano entre os outros. Assim, o ganancioso coloca-se no centro de tudo.
Enfim, o ganancioso quer mais, mas somente para si e dificilmente comunga do sucesso do outro.
O que não se deve é condenar quem deseja ser e/ou ter mais, pois afinal, todos nós em proporções diferentes buscamos algo melhor para nossa vida. Mas o que se deve observar é o equilíbrio, ele torna a busca saudável e não concorda com a ganância.
Ter ambição não é nenhum pecado e, pelo contrário, faz com que a vida ganhe mais dinâmica e significado. As metas são estabelecidas, a vontade é direcionada e a busca é disciplinada para a conquista.
Porém, a ambição sempre deve aliar o ter ao ser. Aquilo que sou deve ir adiante daquilo que eu tenho para estabelecer no equilíbrio o que e como devo querer e buscar o “mais”.
Querer saber mais fundamenta o aprendizado, querer ter mais solidifica a minha labuta e enfim, querer ser mais norteia a minha vida em minhas escolhas e decisões.
A minha ambição será boa na medida em que ela manter-se distante da ganância. Devo querer mais e buscar sem receio o melhor, mas não posso em nome dessa busca pisar no outro ou invejar o seu sucesso.
O outro não é uma ameaça, é, pois, colaborador, parceiro, irmão e também um guerreiro que luta (como eu) para conquistar algo melhor para sua vida.

2 comentários: